PIRUÇAS

Janeiro 01 2011

Aqui está uma excelente reflexão sobre um dos mais destacados defeitos do homem de hoje, nomeadamente do político aprendiz de feiticeiro - sempre muito palrador mas, geralmente, oco de ideias:

 

 

 

O Estudo da Sabedoria Nunca Termina

 


Ao estudo da sabedoria jamais havereis de pôr termo; não acabe ele antes de acabada a vossa vida. Em três coisas cumpre ao homem pensar e exercitar-se enquanto viva: em saber bem, em bem falar e em bem obrar.
Desterra dos teus estudos a arrogância; não fiques presumido pelo que sabes, porque tudo quando sabe o mais sábio homem do mundo nada é em comparação com o muito que lhe falta saber. Mui escasso é, e muito obscuro e incerto, tudo quanto os homens alcançam nesta vida; e os nossos entendimentos, detidos e presos neste cárcere do corpo, estão oprimidos por grandíssima escuridão, trevas e ignorância, e o corte ou fio do engenho é tão cego que não pode cortar, nem passar-lhe de raspão sequer, coisa alguma.
Afora isto, a arrogância faz com que não possas tirar proveito do estudo; creio que terá havido muitos que não chegaram a sábios e que poderiam tê-lo sido se não dessem a entender que já o eram.
Deveis guardar-vos, também, de porfias, de competências, de menosprezar ou amesquinhar o que os outros sabem ou não sabem, de desejar vanglórias. Para isto, principalmente, servem os estudos: para nos ensinarem a fugir de tais vícios e de outros semelhantes.

Juan Luis Vives, in "Introdução à Sabedoria"
publicado por poleao às 17:18

Janeiro 01 2011

Ora, então, viva, senhor 2011!!!

 

 

POIS BEM: SE QUER LUTA, COMO SE DIZ POR AÍ, VAMOS  A ISSO!!!!!!

 

Se é isso que quer, como se diz por aí, vamos, pois, à luta.

 

publicado por poleao às 11:11

Dezembro 30 2010

 

 

 

publicado por poleao às 18:06

Dezembro 13 2010

 

 

 

publicado por poleao às 11:05

Dezembro 07 2010


Morreu o primeiro comandante da BT/GNR

Faleceu ontem, aos 93 anos, vítima de doença prolongada, o coronel reformado do Exército Giacomino Mendes Ferrari, primeiro comandante da extinta Brigada de Trânsito da GNR. O corpo  está em câmara ardente, na Igreja de São João de Brito, em Alvalade, Lisboa, até às 15h00 de hoje, altura em que se realiza o funeral, para o Cemitério dos Olivais.

 

 

Giacomino Ferrari liderou a Brigada de Trânsito da GNR entre 1 de Julho 1970 (data da fundação) e Abril de 1974.

 

Foi um HOMEM íntegro e um COMANDANTE exemplar.

 

Foi meu privilégio trabalhar sob as suas ordens.

 

Paz à sua alma.

publicado por poleao às 10:00

Dezembro 04 2010

 



É uma Tolice Desculpar um Falhado

 

É uma tolice desculpar um falhado com argumentos de meio, época, saúde, idade, etc. O verdadeiro triunfador cria as condições da sua realização. Que se importa a gente com as doenças de Beethoven, e que pesam elas na sua obra? A natureza, quando dá génio, dá forças, tempo e coragem para vencer todos os obstáculos que o não deixem desabrochar. Não há malogrados. O único argumento a favor da sua existência é a idade. Ora na idade de malogrados morreram Keats, Cesário e Rafael...
Construir uma vida e uma obra parece ter sido sempre a façanha dos grandes. E se Goethe precisou de oitenta anos para se cumprir, Shelley pediu um prazo mais curto à natureza. O que tinha a dizer, dizia-se mais depressa...

Miguel Torga, in "Diário (1945)"

 

publicado por poleao às 16:35

Novembro 11 2010

Responsabilidade política e criminal

Pediu, Passos Coelho, a responsabilidade política e criminal dos governantes, quando estes, em nome da Rés Pública, praticam actos de gestão governativa lesivos dos interesses de Portugal. Vitalino Canas, ex-porta-voz do PS, com toda a sapiência a que já nos habituou, e o actual porta-voz, de cujo nome não me recordo, vieram dizer que o actual líder do PSD não sabia do que falava nem tinha a noção do que é o Estado de Direito.

 

Por: Rui Rangel, Juiz Desembargador

 

CM de hoje

 

Para estes dois notáveis do PS, o Estado de Direito só autoriza a responsabilidade política. Só através do acto eleitoral, de quatro em quatro anos, é possível responsabilizar a ‘casta nobre e senhorial’ dos políticos. Visão tão pobre e tão redutora do Estado de Direito e da democracia. Que temem os políticos sérios, aqueles que não metem a mão na massa? É que o sol quando nasce é para todos e a responsabilidade criminal não tem clube, partido ou ideologia. Ninguém pode ou deve fugir da responsabilidade social, política e criminal que podem e devem convergir no Estado de Direito e incidir sobre um político ou um governante que pratique, nessa qualidade, certos actos ilícitos, como por exemplo, gestão ruinosa dos dinheiros públicos; ou que tome medidas, tendo consciência de que estas vão prejudicar as finanças do Estado, afectando o equilíbrio orçamental.


É preciso não esquecer que foi em nome do interesse nacional e do Estado de Direito que o governo foi aos bolsos das pessoas, sacrificando as famílias e as empresas. Portanto, pedir a responsabilidade política e criminal dos políticos é uma medida que reforça a transparência da vida pública, torna o sistema político mais respeitado e responsável e em nada ofende o Estado de Direito. Aos actos praticados pelos políticos e/ou governantes que lesem, de forma querida, o Estado, chama-se corrupção, branqueamento de capitais e tráfico de influências. A justiça não foi feita só para os pobres. Então não é bonito quando a justiça apanha alguns políticos ou governantes malandros?


É que fazer política e/ou gerir dinheiros públicos é fazer o bem, de forma limpa e honesta. Actos políticos genuínos e nobres são aqueles que não prejudicam os interesses do País e dos portugueses. O político que exorbita as suas funções, em nome de interesses particulares, de lobbies ou do partido, não merece a protecção do Estado de Direito e da democracia. Está fora da ordem legal e social. Por isso, não pode invocar o estatuto de político para se resguardar e imunizar da responsabilidade criminal. As teorias de ciência política e de filosofia dão-nos conta desta realidade, hoje mais presente, face ao crescimento de casos que envolvem criminalmente gente do e com poder. Nem é aceitável, no mundo actual, tão perigoso, continuar a defender que a responsabilidade é só política e que é apurada no momento das eleições. Esta noção limitada de democracia é que ofende o Estado de Direito e mina o homem político.

publicado por poleao às 09:10

Novembro 01 2010

publicado por poleao às 11:28

Outubro 23 2010

 

Faz hoje 12 anos o meu neto mais velho -o Joaquim. Aqui está ele, com a farda da escola que frequenta este ano, em Newry, Irlanda do Norte.
Parabéns e votos de que passes um dia muito feliz, na companhia dos teus pais, irmãs e avó Lena.
Um beijo cá do velhote.
publicado por poleao às 08:15

Outubro 19 2010

A propósito da conversa fiada que vai por aí, desde há alguns dias, sobre o orçamento de estado para 2011, o meu tio Anacleto, sempre perspicaz e acutilante, deixou-me esta reflexão:

 

COM PANINHOS QUENTES, VAMOS FICAR AINDA MAIS DOENTES!!!!!

 

 


Cá por mim, concordo plenamente e acrescento esta:


Para grandes males, grandes remédios!!!!

publicado por poleao às 18:41

TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
14
15

16
17
18
19
20
22

26
27
28
29

31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO