PIRUÇAS

Dezembro 08 2009

 

Copenhaga: Temperatura em Portugal já aumentou 1,2 graus desde 1930 - Instituto Meteorologia

08 de Dezembro de 2009

Lisboa, 08 Dez (Lusa) - Portugal aqueceu 1,2 graus nas últimas décadas e vive fenómenos extremos como chuvadas intensas, ondas de calor e vagas de frio prolongadas. O Instituto de Meteorologia monitoriza este tempo e procura antecipar-se ao futuro catastrófico que estará para chegar.

"Os fenómenos extremos podem vir a ter frequência maior do que no passado. Estamos a bater recordes sucessivos de verões mais quentes, ondas de calor mais prolongadas. Nos últimos 30 anos houve uma curva ascendente nas temperaturas médias", alerta Adérito Serrão, presidente do Instituto de Meteorologia (IM).

A temperatura média em Portugal subiu 1,2 graus desde 1930. Antes disso demorara um século para aumentar 0,8 graus. Esta diferença "significativa" explica-se em grande parte pela revolução industrial, que trouxe alterações nas emissões de dióxido de carbono, acrescenta o especialista.

 

A minha rudimentar ciência das coisas estremece, com veemência e constância, a caixa dos meus neurónios, obrigando-me a uma posição de expectativa e prudência, par não dizer de dúvida, relativamente às afirmações reproduzidas acima. Tudo o que, nestes últimos dias, se tem dito e escrito, sobre esta matéria, soa-me a falso, a pouco consistente cientificamente e não definitivamente relacionado com o aquecimento de 1,2 graus que, aqui e ali, se possa ter registado, em mais de meio século.

 

Na verdade, do Rio a Copenhaga, passando por Quioto, fizeram-se, apenas, "umas flores", encenaram-se belas coreografias, juraram-se montanhas de promessas -nenhuma delas, todavia, no sentido de combater, com as colossais fortunas envolvidas, a fome que grassa pelo mundo fora. E que vai continuar a grassar mesmo se, daqui a 30 anos, a temperatura terrena apenas subir meio grau.

 

publicado por poleao às 21:56

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

13
14
15
16
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO