PIRUÇAS

Fevereiro 26 2009

Lei das Sesmarias

 A lei das Sesmarias foi promulgada em Santarém a 28 de Maio de 1375, durante o reinado de D. Fernando. Insere-se num contexto de crise económica que se manifestava há já algumas décadas por toda a Europa e que a peste negra agravou.

 

Assim, toda a segunda metade do século XIV e quase todo o século XV foram períodos de depressão. A peste negra levou a uma falta inicial de mão-de-obra nos centros urbanos (locais onde a mortandade foi ainda mais intensa) que, por sua vez, desencadeou o aumento dos salários das actividades artesanais; estes factos desencadearam a fuga dos campos para as cidades. Após estas consequências iniciais verificou-se, e tornou-se característica deste período, a falta de mão-de-obra rural que levou à diminuição da produção agrícola e ao despovoamento de todo o país. A lei das Sesmarias e outras disposições locais anteriores pretendiam fixar os trabalhadores rurais às terras e diminuir o despovoamento.

 

 

O meu tio Anacleto, estudioso das coisas do mundo, recomendou-me, há dias, a leitura desta vestuta lei "fernandina". Não me deu conta das razões da sua curiosa recomendação, mas estou em crer que este "sabido" velhote beirão, lá dos píncaros da sua aldeia serrana e inóspita, me está, no fim de contas, a convidar para atrevidas comparações entre os tempos de hoje e os que correram, também em Portugal, há mais de 600 anos.

 

Terá sido, apenas, uma brejeira marotice do meu estimado tio Anacleto. Ou talvez não...

publicado por poleao às 11:16

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12

15
16
18
19
20

22
23
24
28


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO