PIRUÇAS

Fevereiro 14 2009

 

 

 

 

 

Quatro meses depois de ter sido criada e de ter entrado em funções, em todo o País, a BT foi chamada a desempenhar um novo e importante serviço: o ordenamento rodoviário em torno de Fátima e na malha circundante do próprio Santuário, por ocasião da Peregrinação de Outubro. Valeu, na altura, mais uma vez, a ajuda do Capitão Peixoto, a quem já me referi num anterior apontamento recordatório sobre os primeiros passos da Brigada de Trânsito da GNR. Foi ele, na verdade, quem  deu todos os pormenores sobre a forma como a ex-PVT planeava e realizava o referido serviço, tanto no interior do recinto onde decorria a Peregrinação, como nas principais vias de acesso a Fátima.

 

É claro que todo este serviço foi executado em estreita colaboração, e sempre devidamente coordenado, com pessoal de outras forças da Guarda, especialmente com as que estavam, mais próximas, implantadas no terreno, como era o caso da então denominada Companhia Rural de Leiria.

 

Correu bem esta primeira missão da BT em Fátima, em Outubro de 1970, graças ao empenho e ao grande profissionalismo de todo o pessoal envolvido. Daí por diante e até aos nossos dias, a participação da Guarda neste evento -e, particularmente, da BT- foi aperfeiçoando procedimentos e modos de intervenção, adaptando-os à evolução das circunstâncias sociais vigentes e à melhoria, sempre crescente, da rede viária envolvente da zona.

publicado por poleao às 12:47

TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12

15
16
18
19
20

22
23
24
28


pesquisar
 
blogs SAPO