PIRUÇAS

Maio 26 2007

 

Vasculhando o passado, nas velharias que religiosamente guardo nos meus baús, fui hoje encontrar este interessante documento -aqui reproduzido apenas pela capa e pela página seguinte- de 1904.

O ALMANACH , propriedade da Folha de Torres Vedras, destinava-se a ser (e certamente que foi) um excelente repositório de variadas informações, comerciais e agrícolas, sobre os concelhos de "Arruda, Cadaval, Lourinhã, Mafra, Obidos , Peniche e Sobral de Mont`Agraço ", além, naturalmente, de Torres Vedras.

Anoto algumas curiosidades, todas relativas ao Sobral e reproduzindo integralmente o texto original:

- Feiras no "de 1º domingo depois de Santo Antonio , em Santo Quintino fructas ). 15 de agosto , no Sobral. 1 de novembro , em Santo Quintino. 11 de novembro no logar de S. Martinho, freguezia da Sapataria." 

- Aparecem aqui registados apenas 23 agricultores, o primeiro dos quais era Antonio Affonso de Sousa, que acumulava com o cargo de Presidente da Camara municipal. Ao tempo havia também o cargo de Administrador do concelho.

- Na relação das artes e ofícios, lá consta a marcenaria de Miguel da Conceição Reis, meu avô paterno. Havia também dois segeiros e trens d´aluguer .

- Na única farmácia então existente vendiam-se, entre outras, estas especialidades: pomada de salicylato de bismutho composta, lenimento vesicante , traumaptol e hematol , este último considerado "medicamento heroico para curar a doença vulgarmente conhecida por ferrujão ."

 

Resumindo: um encanto de vasculhação .

 

 

publicado por poleao às 17:35

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

14
16
18

21
22

29
30
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO