Vasculhando o passado, nas velharias que religiosamente guardo nos meus baús, fui hoje encontrar este interessante documento -aqui reproduzido apenas pela capa e pela página seguinte- de 1904.
O ALMANACH , propriedade da Folha de Torres Vedras, destinava-se a ser (e certamente que foi) um excelente repositório de variadas informações, comerciais e agrícolas, sobre os concelhos de "Arruda, Cadaval, Lourinhã, Mafra, Obidos , Peniche e Sobral de Mont`Agraço ", além, naturalmente, de Torres Vedras.
Anoto algumas curiosidades, todas relativas ao Sobral e reproduzindo integralmente o texto original:
- Feiras no "de 1º domingo depois de Santo Antonio , em Santo Quintino fructas ). 15 de agosto , no Sobral. 1 de novembro , em Santo Quintino. 11 de novembro no logar de S. Martinho, freguezia da Sapataria."
- Aparecem aqui registados apenas 23 agricultores, o primeiro dos quais era Antonio Affonso de Sousa, que acumulava com o cargo de Presidente da Camara municipal. Ao tempo havia também o cargo de Administrador do concelho.
- Na relação das artes e ofícios, lá consta a marcenaria de Miguel da Conceição Reis, meu avô paterno. Havia também dois segeiros e trens d´aluguer .
- Na única farmácia então existente vendiam-se, entre outras, estas especialidades: pomada de salicylato de bismutho composta, lenimento vesicante , traumaptol e hematol , este último considerado "medicamento heroico para curar a doença vulgarmente conhecida por ferrujão ."
Resumindo: um encanto de vasculhação .