COINCIDÊNCIAS DO "CARAÇAS"
Em 1996 Armando Vara, então secretário de Estado, contrata António José Morais para o Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações do Ministério da Administração Interna. O professor de Sócrates foi responsável pela construção de vários quartéis de bombeiros e esquadras de polícia.
Armando Vara, actual administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e ex-ministro do Governo de António Guterres, licenciou-se em Relações Internacionais na variante de Cooperação na Universidade Independente UnI ) em 29 de Julho de 2005, com uma média final de 14 valores.
Aquele responsável conheceu António José Morais, professor que leccionou quatro cadeiras a José Sócrates na UnI , numa reunião do Partido Socialista que se realizou em Lisboa, no Hotel Altis , em 1996.
Vara frequentou a UnI nos anos lectivos de 2003/2004 e 2004/2005. Segundo o próprio, frequentou “todas as aulas” e fez “todos os exames”.
O administrador da CGD entrou a meio do curso, tendo obtido equivalências a três disciplinas; Ciência Política, Direito Internacional Público, Economia Política e Introdução ao Pensamento Jurídico. Precisamente as cadeiras que fez durante a sua permanência na Universidade Lusíada onde cursou Direito, precisamente com José Sócrates.
O certificado de Armando Vara foi emitido em 5 de Maio de 2006 e tem a assinatura do reitor Luís Arouca. O trabalho de fim de curso, que lhe rendeu a licenciatura, ainda se encontra na biblioteca da UnI , uma prerrogativa para os trabalhos de fim de curso dos alunos com médias iguais ou superiores a 14 valores.
Carlos Narciso, ex-assessor do ministro Santos Silva foi contemporâneo de Armando Vara na Universidade Independente.
(CM de hoje)