PIRUÇAS

Novembro 24 2005


Supremo Tribunal de Justiça Foto©DN
• NUNES DA CRUZ
Governo tem mentido sobre os juízes.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça considerou esta quinta-feira que o Governo tem dito mentiras sobre os juízes. Esta consideração foi tecida por Nunes da Cruz na abertura do VII Congresso dos Juízes portugueses a decorrer no Algarve.

O Governo português tem dito mentiras sobre os juízes portugueses quando a «obrigação» do poder político é a de prestigiar e dar meios à magistratura judicial. A consideração foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal (STJ), na abertura do VII Congresso dos Juízes portugueses.

Na sua intervenção, Nunes da Cruz considerou que são três as mentiras ditas pelo Governo e desmentiu-as: não é verdade que os tribunais fechem três meses por ano; não é verdade que para pôr a justiça em dia os juízes precisem de trabalhar mais; e também não é verdade que os juízes queiram estar acima de tudo e de todos.

Na opinião do presidente do Supremo, o Governo usou uma estratégia elementar e, de forma intencional, enganou a população.

Nunes da Cruz acusou o Governo de falta de lucidez, de empobrecer o estado, de desacreditar o Direito e de fragilizar o estado de Direito.

O presidente do STJ referiu-se a uma atitude de agressão do Governo para lembra que pugnar pelo prestígio não custa dinheiro e convidou o Governo a sentar-se à mesa com os juízes para discutir os problemas da classe.

Este responsável defendeu, também, profundas reformas dos Códigos do Processo Civil e Penal mas com uma efectiva participação dos magistrados e advogados.


(imprensa de hoje)


 


Quem fala assim não é gago porque sabe do que fala.

publicado por poleao às 20:58

TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Novembro 2005
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

13
14
15
18
19

22
23
25

28
30


pesquisar
 
blogs SAPO