PIRUÇAS

Janeiro 16 2006

cabo Costa.bmp Ontem, ao passar por um canal de TV (julgo que foi "a dois"), dei conta que estava a ser entrevistado, por dois ou três jornalistas, o sr ministro da Administração Interna -o cabo Costa, como é conhecido na gíria. Embora não parasse por muito tempo a ouvir este polivalente governante, deu para saber que já nomeou um "grupo de trabalho", ou lá o que é, para ESTUDAR a segurança interna que temos e propor outro modelo que garanta uma melhor segurança para os portugueses -melhor em tudo, mas que, naturalmente, custe menos euros!! Lá foi, entretanto, dizendo, respondendo a perguntas dos jornalistas, que a "comissão" encarregada do ESTUDO é "transparentemente independente", muito embora, ao que me pareceu, todos eles, incluindo o sr ministro, se orientem pela mesma cartilha.


E já hoje, ao sair de uma outra reunião, igualmente relacionada com as "contenções orçamentais", o nosso cabo Costa adiantou mais esta: muito embora a GNR seja uma força militar, não faz sentido que muitas centenas dos homens que a integram estejam a fazer serviços burocráticos, e outros, dentro dos quarteis, em vez de serem ocupados no patrulhamento exterior.


Seguindo esta lógica, em breve chegará o tempo em que, no interior dos quarteis da Guarda, serão colocados, para não dizer "despejados", os mal-amados excedentários da função pública. Passaremos, então, a ter, bem ao gosto do sr ministro, uma FORÇA DE SEGURANÇA DE PORTAS ABERTAS.


Claro que isto sou eu a magicar com os meus botões, a sonhar alto, talvez. No fim de contas, o sr ministro é que terá razão. Será até caso para o saudar assim, com Camões:


E vós, ó bem nascida SEGURANÇA


Da lusitana antiga liberdade,


E não menos certíssima esperança


Do aumento da pequena cristandade;


Vós, ó novo temor damaura lança,


Maravilha fatal da nossa idade,


Dada ao mundo por Deus, que todo o mande,


Para do mundo a Deus dar parte grande.


 (Lusíadas, estrofe VI)

publicado por poleao às 21:55

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Janeiro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

17
18
20
21

22
23
24
26
27

29
30
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO