PIRUÇAS

Julho 02 2010

 

 

 

 

 

Trezentos e cinquenta (350) ex-militares da extinta BRIGADA DE TRÂNSITO da GNR, incluindo oficiais (entre eles, seis  Generais e um Coronel do Exército, antigos Comandantes da Unidade) , sargentos e praças, na reforma, reserva e activo, reuniram-se, em Fátima, no passado dia 1 de Julho, para assinalarem a passagem do 40º aniversário da criação da BT.

 

Recordo que a BT/GNR foi extinta, em 31 de Dezembro de 2008, durante a primeira legislatura do actual Governo.

 

O evento consistiu, fundamentalmente, na celebração de um missa, na Capelinha das Aparições, em memória dos 38 militares da Unidade, mortos em serviço, e num almoço-convívio, num restaurante da zona. Foi, particularmente, durante a segunda parte deste evento -antes, durante e depois- que se cruzaram, em permanente circulação, fortes e vibrantes emoções, entre todos os presentes, independentemente das idades, postos e circunstancialismos pessoais. "Mataram-se" saudades, sem dúvida. Mas deu-se vida, por outro lado, a novos e vibrantes conceitos de solidariedade, em torno de uma legenda que não foi e não será, certamente, esquecida: a BRIGADA DE TRÂNSITO da GNR.

Usaram da palavra três elementos da Comissão Organizadora -um oficial, um sargento  e uma praça, na situação de reforma -todos fielmente interpretes das credenciais de serviço público que receberam da Unidade e do orgulho que sentiam em terem feito parte dos seus quadros.


O Coronel Giacomino Mendes Ferrari, primeiro Comadante da BT, impedido de estar presente, como era sua vontade, por motivos de saúde, foi emotivamente saudado e dele foi lida uma curta mensagem, dirigida, especialmente, aos militares presentes.


Por último, o General Rui Tomaz dirigiu a todos estimulantes palavras de encorajamento e fé, face ao panorama funcional decepcionante provocado pela extinção da Unidade, que devotadamente servira.

 

A longa -mas refrescante e sadia jornada- prolongou-se até cerca das seis horas da tarde.

 

No fim de contas, exaltaram-se, durante todo o tempo, as insígnias da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA e as de uma das suas mais prestigiadas Unidades -BRIGADA DE TRÂNSITO- prematura e injustificadamente extinta (digo eu), em Dezembro de 2008.

 

 



publicado por poleao às 17:24

TÃO LONGE DO MUNDO E TÃO PERTO DE TUDO
mais sobre mim
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
21
22
23
24

27
29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO